Blog

Últimas notícias da indústria

Dacia Duster 1.2 TCE Prestige vs Hyundai Kauai 1.0 T-GDI

Serão estes dois modelos realmente concorrentes? Na verdade, o novo Dacia Duster, seguindo o que são as raízes da marca romena, apresenta-se com dimensões superiores, praticamente no escalão de Nissan Qashqai, com mais 17,6 cm de comprimento ao Hyundai Kauai, o mais compacto SUV da gama Hyundai e um dos mais recentes lançamentos na classe. E qual classe? A dos mais acessíveis SUV do mercado, com pequenos motores a gasolina, que permitem esmagar o preço, capítulo onde o Dacia Duster 1.2 TCe, de 125 cv, continua a não dar tréguas: mesmo em versão de topo, é 1764 € mais barato do que o Hyundai Kauai 1.0 T-GDi de 120 cv!

Mas também sabemos que os automóveis não se medem (só) aos palmos. E, de forma curiosa, as cotas interiores do Dacia não refletem a superioridade exterior, com menos espaço em altura devido à colocação elevada dos bancos (que também poderá dificultar o acesso ao habitáculo a pessoas de mobilidade mais reduzida) e apenas com ligeira vantagem na largura disponível ao nível dos ombros, no banco traseiro, podendo ajudar a acomodar três pessoas, em caso de necessidade. Bem distintas são as dimensões da bagageira, onde o Dacia impõe os pergaminhos familiares, propondo mais 84 litros distribuídos por compartimento bem mais fundo até às costas do banco traseiro e com muito mais centímetros livres até à chapeleira – sob o piso, o Hyundai propõe, de série, pneu suplente, item que tem de ser pago à parte no Dacia. Rebatendo os bancos, o Duster reforça a superioridade, não obstante ser no Hyundai que é obtido o piso mais plano.

Para esta segunda geração do SUV, a marca romena do Grupo Renault conferiu ao Duster superiores cuidados na construção e muito melhorou pormenores de âmbito low cost que marcaram a primeira geração. Agora, o habitáculo não só surge superiormente imune a ruídos exteriores (seja de motor, rolamento ou aerodinâmicos), como já apresenta firme assinatura de design e ergonomia. São exemplo, a orientação da consola central para o condutor ou as aplicações a imitar alumínio no tablier, saídas de ventilação e volante. Este agora regulável em altura e profundidade que, juntamente com banco muito mais ergonómico e confortável, permite melhor acomodação aos comandos.

Deixe comentários

Seu endereço de email não será publicado.*



Você pode usar essas tags e atributos HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

De volta ao topo